Banco central deve estar atento às economias globais, diz ata

Por Carolina Pulice

São Paulo – O Banco do Japão (BoJ) precisa estar atento às economias globais, apesar de elas terem mostrado um crescimento moderado recentemente, de acordo com a ata da reunião do Conselho da instituição, realizada nos dias 29 e 30 de julho.

Alguns membros reconheceram que os mercados financeiros globais têm ganhado estabilidade gradualmente, como evidenciado em preços de ações em muitas economias. “Especificamente, eles caíram em junho, parcialmente contra o recuo do aumento da incerteza sobre a política comercial dos Estados Unidos, mas logo em seguida começou a subir refletindo, por exemplo, as expectativas de um corte na taxa de juros pelo Federal Reserve”, afirma o texto.

Ainda sobre as economias globais, os membros reconheceram que elas cresceram moderadamente como um todo, apesar de desacelerações terem sido observadas. “Alguns membros expressaram o reconhecimento de ajustes globais no setor industrial como o PMI”, completou.

Sobre o futuro da política monetária do país, os membros afirmaram que, apesar da necessidade de examinar com cuidado os salários e os preços imobiliários, o momento para atingir a meta da inflação deve ser mantida, levando em consideração os desenvolvimentos da atividade econômica. Um membro pontuou que o banco deveria continuar com a atual política monetária e continuar encorajando o ciclo virtuoso da economia.

Segundo o BoJ, a economia japonesa segue uma tendência de moderada expansão, com um ciclo virtuoso para as operações de lucro e gasto, apesar de as exportações e produção terem sido afetadas pela desaceleração nas economias estrangeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com