Banco central da Austrália corta taxa básica de juros de 1,5% para 1,25%

Foto: FreeImages.com/ Adrian van Leen

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) cortou a taxa básica de juros do país de 1,5% para 1,25% ao ano, para seu menor nível histórico, no primeiro corte de juros em quase três anos, citando a taxa de inflação fraca e crescentes preocupações sobre a economia.

Em comunicado, o presidente do RBA, Philip Lowe, indicou que a decisão de cortar os juros “vai assistir com maior progresso em reduzir o desemprego e alcançar um progresso mais sustentado em direção à meta de inflação” da instituição, de entre 2% e 3%.

Segundo ele, o mercado de trabalho terá um papel fundamental na orientação de decisões futuras de política monetária. O RBA “vai continuar a monitorara acontecimentos no mercado de trabalho de perto e ajustar sua política monetária para apoiar um crescimento sustentado na economia e o alcance da meta de inflação com o tempo”.

Ele se mostrou otimista com a economia australiana, vendo um crescimento de 2,75% neste ano e no próximo, apesar de alguns fatores contrários devido à disputa comercial entre os Estados Unidos e a China. Lowe destacou que os riscos para perspectivas para a economia global aumentaram devido às tensões comerciais.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com