Atual política monetária dos Estados Unidos garante expansão econômica, diz Williams, do Fed

O presidente da unidade do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York, John Williams. Foto: Divulgação/ Fed Nova York

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) está bem posicionada para garantir que a economia do país continue crescendo, ainda que a inflação esteja fraca, disse o presidente da unidade do Fed de Nova York, John Williams, em texto preparado para discurso em um evento.

“A economia continua em um caminho de crescimento saudável, com um mercado de trabalho muito forte e sem o surgimento de pressões inflacionárias. A configuração atual da política nos posiciona bem para mantê-la assim”, disse Williams, em texto preparado para discurso. Atualmente, a taxa básica de juros está na faixa entre 2,25% e 2,5%.

Williams ressaltou que economia do país continua em um bom momento, mas “apesar dessa economia muito forte, não estamos vendo sinais de pressões inflacionárias”. Os dados mais recentes de inflação vieram aquém do esperado, com o núcleo do índice de preços para os gastos pessoais (PCE) nos 12 meses até março caindo a 1,6%, afirmou.

Segundo ele, muitas pessoas não se incomodam com a taxa de inflação, que está muito baixa, mas o Fed leva sua meta de 2% muito a sério. “Até agora, o recente movimento de baixa parece refletir principalmente a volatilidade normal nas estatísticas de inflação”, disse, acrescentando que sua medida preferida de núcleo da inflação, a chamada inflação média aparada, tem estado perto de 2%.

Williams disse ainda que, olhando para o futuro, a situação pode mudar. “Precisamos permanecer vigilantes para responder às condições econômicas em evolução e às perspectivas, com nosso olho em sustentar a expansão, manter o mercado de trabalho forte e promover a estabilidade de preços”, concluiu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com