Atividade industrial do Japão volta a se expandir

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial do Japão subiu para 50,2 pontos em abril, voltando para o território de expansão após registrar 49,2 pontos em março, segundo dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. A leitura preliminar mostrava alta menor, para 49,5 pontos em abril.

Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O avanço no PMI refle, em parte, desacelerações mais fracas na produção e nos novos pedidos. Um sinal positivo veio do emprego, que subiu a um ritmo mais forte.

Por outro lado, tanto os estoques como quantidades de compras caíram, na medida em que as empresas procuraram cortar custos e limpar estoques sobressalentes. Já a perspectiva para a produção melhorou, com a confiança nos negócios subindo para seu maior nível em cinco meses.

“Dadas as dificuldades enfrentadas pelas empresas de setores relacionados a semicondutoras e automóveis nos últimos meses, é um bom presságio que as evidências indiquem que um otimismo mais forte foi em parte conduzido por previsões mais otimistas para estes dois setores chave da Ásia”, disse o economista do IHS Markit, Joe Hayes.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com