Atividade industrial da China segue estável em maio

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China ficou em 50,2 pontos em maio, mesma pontuação de abril, de acordo com dados divulgados elo instituto IHS Markit em parceria com o grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Os dados sinalizam que o desempenho operacional das empresas melhorou em maio. O total de novos pedidos subiu a um ritmo mais acelerado, enquanto as vendas de exportação recuperaram-se e também aumentaram.

“As melhorias nos dois índices sinalizam estabilidade na demanda interna e externa”, disse o diretor do CEBM Group, Zhengsheng Zhong. Já a produção ficou praticamente estável, ainda que em ritmo expansionistas. Os pedidos em estoque, por sua vez, continuaram a expandir-se, embora as empresas mantivessem uma abordagem relativamente cautelosa em relação aos empregos.

As pressões inflacionárias mantiveram-se moderadas, com apenas os custos dos insumos subindo e as cobranças permanecendo inalteradas em relação ao mês anterior. Contudo, a confiança dos empresários em relação ao ano seguinte abrandou em meados do segundo trimestre.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com