Atividade industrial da China encolhe em junho

Por Carolina Pulice

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China caiu para 49,4 pontos em junho, após 50,2 pontos em maio, de acordo com dados divulgados pelo instituto IHS Markit em parceria com o grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Os dados sinalizam uma renovação na queda das vendas totais, nos pedidos de exportação e na produção, causada pelas tensões comerciais.

“O índice mostrou a segunda maior queda desde junho de 2016, mostrando uma clara contração no setor industrial”, disse o diretor do CEBM Group, Zhengsheng Zhong. “A economia chinesa sofreu maior pressão em junho. A demanda doméstica encolheu notavelmente, a demanda estrangeira ainda estava sustentada por exportações de carregamento antecipado, e a confiança sobre os negócios caiu drasticamente”, completou.

De acordo com Zhong, tais condições fazem com que seja “crucial” que os legisladores do país tomem medidas contracíclicas. “Novos tipos de infraestrutura, indústria de alta tecnologia e consumo devem ser os maiores focos das políticas”, pontuou.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com