Atividade do setor de serviços da China acelera expansão em novembro

05/12/2017 11:15:00

Por: Cristiana Euclydes / Agência CMA

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 51,9 pontos em novembro, depois de marcar 51,2 pontos em outubro, segundo dados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit e pelo grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados do setor industrial e do setor de serviços, avançou para 51,6 pontos em novembro, de 51 pontos em outubro.

Os novos negócios no setor de serviços expandiram-se em ritmo acelerado, com ganhos de novos clientes e atividades de promoção ajudando a aumentar as vendas. Embora modesta, a taxa de criação de emprego foi a mais alta desde agosto deste ano.

Além disso, os custos de insumos e os preços finais continuaram a subir.

Por fim, o otimismo permaneceu nas empresas de serviços em relação à atividade dos próximos 12 meses, mesmo com a redução do sentimento positivo na atividade industrial.

Os dados “mostraram que a economia manteve a estabilidade e não houve risco iminente vindo da queda significativa na taxa de crescimento”, disse o analista do CEBM Group, Zhengsheng Zhong. “Mas devemos ser cautelosos porque a inflação pode acelerar no início do próximo ano”.

Edição: Pâmela Reis (pamela.reis@cma.com.br)

 

Deixar um comentário