Argentinos fugirão para o RS se chapa de Kirchner vencer eleição, diz Bolsonaro

Por Gustavo Nicoletta

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro disse que o Rio Grande do Sul pode enfrentar um aumento no fluxo de imigrantes vindos da Argentina caso a chapa da ex-presidente argentina Cristina Kirchner vença as eleições no país em outubro.

O presidente Jair Bolsonaro, assiste à apresentação da 2ª Fase da Campanha Publicitária da Nova Previdência. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil )

A chapa composta por Alberto Fernández e a ex-presidente Kirchner recebeu 47,65% dos votos nas primárias ocorridas no domingo na Argentina, enquanto a chapa do atual presidente argentino – e candidato preferido de Bolsonaro -, Mauricio Macri, teve 32,08% de apoio.

Na Argentina, as eleições primárias – conhecidas como Paso – são abertas a todos os eleitores e servem para definir quem serão os candidatos em outubro. É durante as primárias que candidatos com apoio muito baixo são removidos da disputa.

As pesquisas eleitorais publicadas até o final da semana passada mostravam uma leve vantagem de Macri em relação à chapa de Kirchner, que será candidata a vice-presidente.

Se o resultado das primárias se mantiver nas eleições, a chapa da ex-presidente argentina será vitoriosa no primeiro turno, pois receberá mais de 45% dos votos. As primárias tiveram participação de 78,75% dos eleitores.

Em um discurso feito mais cedo no Rio Grande do Sul, Bolsonaro disse que Kirchner é “da mesma turma de Dilma” Rousseff, ex-presidente brasileira, e do presidente venezuelano Nicolás Maduro, e acrescentou que a vitória da candidata argentina pode gerar uma nova frente de crise imigratória.

“Se essa esquerdalha voltar aqui na Argentina poderemos ter sim, no Rio
Grande do Sul, um novo estado de Roraima, e não queremos isso. Irmãos argentinos fugindo para cá, tendo em vista o que de ruim deve se concretizar por lá caso essas eleições realizadas ontem se confirmem agora no mês de outubro”, afirmou o presidente.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com