ArcelorMittal remove famílias de área próxima a barragem em Minas

Por Allan Ravagnani

São Paulo – A companhia ArcelorMittal Brasil informou que removeu mais 23 famílias de duas comunidades próximas à Mina de Serra Azul, localizada em Itatiaiuçu, no Estado de Minas Gerais, devido ao aumento do potencial de impacto em caso de rompimento da barragem. A cidade fica a 70 quilômetros da capital Belo Horizonte.

De acordo com a empresa, foi feita uma atualização da análise teórica de rompimento de barragem e a área potencial de impacto foi ampliada, mantendo uma margem de segurança maior, por isso a remoção das famílias. Ainda de acordo com a companhia, não houve nenhuma alteração no nível de emergência da barragem, que permanece no nível 2.

A empresa, que é mineradora e fabricante de aço. opera a Mina de Serra Azul onde produz 1.2 milhões de toneladas de concentrado e minério granulado. A barragem de rejeitos da Mina, que é à montante, está desativada desde outubro de 2012. Desde então, Serra Azul está operando sem nenhum rejeito úmido, o qual foi substituído pelas metodologias de empilhamento a seco e em cava.

A empresa afirmou também que a Mina de Serra Azul faz estudos para avaliaras opções para retornar ao plano de descomissionamento da barragem de rejeitos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com