Após nova eleição, oposição leva prefeitura de Istambul

Por Carolina Pulice

São Paulo – O candidato à prefeitura de Istambul, na Turquia, Ekrem Imamoglu, venceu as novas eleições da cidade, dando uma nova derrota para o partido governista de Recep Tayyip Erdogan.

Foto: FreeImages.com/ Borge Bjelland

De acordo com a agência estatal turca “Anadolu”, Imamoglu – do partido socialdemocrata CHP – recebeu 54,21% dos votos, enquanto seu concorrente, Binali Yildirim, obteve 44,99% dos votos. “Feliz por ter ganhado. Trabalharemos arduamente pelos filhos desta cidade, pelas mulheres com a consciência desta cidade, e pelos jovens que dão energia a esta cidade”, disse Imamoglu pelo Twitter.

Yildirim pertence ao partido AKP, mesmo partido de Erdogan. A derrota em Istambul, uma das principais cidades do país, é considerado por especialistas como uma derrota para o governo federal. O partido AKP governou a cidade durante 17 anos.

No início de maio, a Comissão Eleitoral da Turquia convocou novas eleições em Istambul, menos de um mês após a oposição ter sido eleita para a prefeitura de uma das principais cidades do país.

Pelo Twitter, Erdogan parabenizou Imamoglu, dizendo que “a vontade nacional foi manifestada”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com