Após encontro com Kim, Putin vai à China negociar com Xi

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente Rússia, Vladimir Putin, chegou hoje na China para discutir o fortalecimento das relações bilaterais com o presidente Xi Jinping, segundo comunicado do Kremlin, indicando que questões regionais e internacionais também serão pauta das conversas.

Vladimir Putin, presidente da Rússia. Foto: Divulgação/ Governo da Rússia

Putin foi à Pequim para participar da segunda rodada do Fórum Internacional conhecido como Rota da Seda, que deve contar com mais de 30 líderes mundiais. A iniciativa, lançada em 2013 pelo governo chinês, visa o investimento de mais de US$ 1 trilhão em infraestrutura na Ásia, Europa, Oriente Médio e África.

“Além o encontro com Xi, várias reuniões bilaterais são planejadas entre o presidente russo e os líderes dos países que participam do fórum”, diz o Kremlin em nota.

O encontro em Putin e Xi acontece depois de o presidente russo se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, em Vladivostok. Na ocasião, Putin se comprometeu a apoiar Pyongyang no diálogo de reconciliação da península coreana e no processo de desnuclearização. Este foi o primeiro encontro entre os dois líderes.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com