Apoio a Bolsonaro no 1º turno sobe de 28% a 36%, diz XP/Ipespe

05/10/2018 11:25:25

Por: Gustavo Nicoletta / Agência CMA (g.nicoletta@cma.com.br)

Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) devem disputar segundo turno das eleições a presidente (Fotos: Divulgação PT e PSL)

São Paulo – O apoio ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) aumentou 8 pontos porcentuais (pp) no primeiro turno, para 36%, aumentando a distância entre ele e o segundo colocado, Fernando Haddad (PT), que detém 22% das intenções de voto – ou 1 pp a mais que no fim de setembro, de acordo com pesquisa da XP e da Ipespe.

Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes (PDT), estável com 11% de apoio. A margem de erro do levantamento, que foi feito por telefone com 2 mil pessoas entre quarta e quinta-feira, é de 2,2 pp.

Diferente das demais pesquisas, o levantamento da XP/Ipespe mostra que Bolsonaro não é o candidato com a maior taxa de rejeição, mas sim Marina Silva (Rede), com 75%, seguida por Haddad, com 65%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 64%, e Bolsonaro, com 59%.

Num eventual segundo turno entre Bolsonaro e Haddad, os candidatos aparecem tecnicamente empatados. O ex-deputado teria 43% dos votos, enquanto Haddad ficaria com 42%.

Deixar um comentário