Ampliação do prazo do Brexit não é uma solução, diz May

13/03/2019 17:38:51

Por: Carolina Gama / Agência CMA

Primeira-ministra britânica, Theresa May/Foto: Divulgação

São Paulo – A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou que a ampliação do prazo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, que está previsto para o próximo dia 29, não é a solução do impasse sobre a relação futura do país com o bloco. No entanto, ela afirmou que seu governo proporá uma extensão curta da data de separação.

“Uma ampliação mais longa não seria um desfecho apropriado. O governo vai propor uma extensão mais breve para as negociações de saída”, afirmou May após votação sobre o Brexit sem acordo no parlamento. “Temos que ter claro que a ampliação do prazo só será aceita se houver um acordo de separação”, disse. “Por isso, o Brexit sem acordo ainda é uma possibilidade se não houver um entendimento”, acrescentou.

Na votação final, os legisladores britânicos rejeitaram a saída da UE sem acordo por 321 votos a 278. Antes, os parlamentares haviam rejeitado uma emenda sobre o tema por 312 votos a 308. “Temos uma maioria clara contra a
saída sem acordo. Cabe agora ao parlamento chegar a um consenso sobre o acordo de divórcio”, disse May.

Neste sentido, a primeira-ministra britânica lembrou que a União Europeia foi clara ao indicar que o atual acordo do Brexit é a única opção possível. Ontem, o parlamento britânico rejeitou pela segunda vez o acordo fechado entre
Londres de Bruxelas sobre a separação. Amanhã, o parlamento britânico decidirá se prorroga o prazo de saída da UE, prevista para o próximo dia 29.

 

Deixar um comentário