Alemanha tem pior atividade industrial desde 2012

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da Alemanha caiu para 44,1 pontos em março – menor nível desde junho de 2012 -, de 47,6 pontos em fevereiro, segundo dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. A versão preliminar havia mostrado queda para 44,7.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. “O PMI industrial da Alemanha teve uma leitura desconfortável, com uma queda no setor pior do que sugerido na leitura preliminar”, disso o economista do IHS Markit, Phil Smith.

O setor industrial do país registrou sua maior contração no fim do trimestre, sinalizando uma queda na produção, novos pedidos e vendas de exportação. Houve sinais de queda na demanda e uma projeção incerta para decisões de emprego, com o úmero de vagas em queda pela primeira vez em três anos.

O relatório também mostrou um alívio na pressão do lado da oferta, com o aumento dos insumos desde 2012, e com preços de compra subindo a uma taxa mais lenda em dois anos e meio.

“Tanto os novos pedidos quando as vendas de exportação estão caindo a um nível não visto desde a crise financeira, com mais e mais empresas reportando demanda menor ligada ao Brexit e à incerteza comercial, com problemas no setor automotivo”, completou Smith.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com