Alemanha rebaixa de 1,0% para 0,5% projeção de alta do PIB em 2019

Foto: FreeImages.com/ Michael Zimmermann

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O governo da Alemanha revisou para baixo sua projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, de 1% para 0,5%, citando a desaceleração no crescimento da economia global. Para 2020, a previsão é de aceleração para 1,5%, após a alta de 1,4% no ano passado.

Segundo o Ministério de Economia da Alemanha, o rebaixamento nas estimativas para este ano se deve à introdução de novos padrões para emissões de poluentes pela União Europeia (UE) e ao baixo nível do Rio Reno no ano passado. “A desaceleração global devido a conflitos comerciais e o processo do Brexit também têm um efeito negativo”.

O ministro alemão de Economia, Peter Altmeier, destacou que “o desenvolvimento econômico na Alemanha esfriou desde meados do ano passado. A boa notícia é que superaremos essa fase de fraqueza no futuro”. Ele destacou que o mercado de trabalho e os salários estão crescendo, levando ao aumento da renda das pessoas através do alívio de impostos e taxas.

“No entanto, o enfraquecimento atual da economia alemã deve ser um alerta. Por isso estou trabalhando para melhorar as condições de concorrência e as condições fiscais de nossas empresas”, afirmou ele, acrescentando que visa a reduzir a burocracia e introduzir incentivos fiscais para pesquisa e novas tecnologias.

O ministro disse ainda que podemos esperar uma contribuição negativa do comércio externo para o crescimento econômico de 2019, mas “puramente matematicamente”, uma vez que as importações devem continuar crescendo de forma significativa devido à demanda interna forte.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com