Airbus anuncia aeronave de longo alcance e aumenta pressão sobre a Boeing

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A Airbus anunciou o lançamento de uma nova aeronave de longo alcance de corredor único, a A321XLR, e um acordo de venda de 27 unidades para a empresa norte-americana Air Lease Corporation (ALC), aumentando a pressão à concorrente Boeing.

Escritório da Boeing. Foto: Divulgação

O modelo A321XLR é a nova evolução da série A320, e previsão é de que ele se torne operacional em 2023. Segundo a Airbus, em comunicado, ele responde às necessidades do mercado por ainda mais alcance e carga útil, além de maior espaço de cabine para passageiros.

A Airbus disse ainda que a nova aeronave permitirá às operadoras abrir novas rotas mundiais, como da Índia para a Europa ou da China para a Austrália, além de estender ainda mais o alcance em voos diretos transatlânticos entre a Europa continental e as Américas.

Além das 27 unidades do modelo A321XLR, a venda para a ALC inclui 50 aeronaves modelo A220-300 e 23 modelo A321neo. “Fundada em 2010, esta última encomenda leva os pedidos cumulativos da ALC para 387 aeronaves Airbus, tornando-a a terceira maior cliente de fretamento da Airbus”, segundo o comunicado.

O anúncio, feito durante a Paris Air Show, acrescenta pressão à concorrente norte-americana Boeing, que planeja um jato semelhante para 2025, mas está em meio à crise do 737 Max. As operações da aeronave permanecem suspensas após dois acidentes com o modelo nos últimos meses causarem a morte de quase 400 pessoas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com