AIE rebaixa projeção de demanda global para 2019

Por Carolina Pulice

São Paulo – A projeção da demanda global por petróleo para 2019 foi revisada de 1,3 milhão de barris por dia para 1,2 milhão bpd, segundo relatório mensal da Agência Internacional de Energia (AIE), que cita o sentimento sobre a economia global como fator de desaceleração para a busca pela commodity.

“As consequências para a demanda por petróleo estão ficando aparentes. No primeiro trimestre de 2019, o crescimento foi de penas 300 mil barris por dia em comparação com o forte primeiro trimestre de 2018, o mais fraco desde o quarto trimestre de 2011”, aponta o relatório.

De acordo com a agência, a queda foi atribuída à menor demanda de países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por conta da desaceleração econômica.

No entanto, o texto aponta para uma recuperação do sentimento, o que pode alavancar a demanda para o próximo ano. “A OCDE vê um crescimento global se recuperando para 3,4% em 2020, assumindo que as disputas comerciais serão resolvidas e haverá uma recuperação da confiança. Isso sugere que o crescimento da demanda global terá espaço para se recuperar de 1,2 milhão de barris por dia em 2019 para 1,4 milhão de barris por dia em 2019”, pontua.

Sobre a oferta, a Agência afirma que o crescimento virá de países não-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), citando as contribuições dos Estados Unidos, Brasil, Canadá e Noruega. O relatório aponta que esta informação é positiva para consumidores, mas “precisa ser visto para os produtores, particularmente com atenção para o investimento na nova capacidade que vai ser necessária no médio prazo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com