AIE mantém projeção de demanda por petróleo para 2019

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A Agência Internacional de Energia (AIE) manteve inalterada sua projeção de crescimento da demanda global de petróleo para este ano, citando a desaceleração no crescimento da economia de grandes países consumidores no começo deste ano.

Segundo relatório mensal da AIE, a demanda global deve aumentar em 1,4 milhão de barris por dia (bpd) este ano na comparação com o ano passado, somando 100,6 milhões de bpd, mesma projeção feita no relatório do mês anterior.

“Nossas projeções gerais para a demanda global permanecem inalteradas, pois esperamos que o crescimento econômico se recupere no segundo semestre de 2019 em importantes países consumidores após um início de ano fraco. A exceção é a Europa, para a qual as previsões de crescimento caíram ligeiramente”, diz o relatório.

Além disso, os dados de demanda para os Estados Unidos e Canadá no primeiro trimestre de 2019 vieram mais fracos do que o esperado, em particular para a gasolina, diante de condições climáticas adversas. Por outro lado, os dados foram compensados pela demanda forte na China e na India e uma recuperação no crescimento do Oriente Médio.

Com relação à oferta de petróleo, a agência projeta que o fornecimento dos países não membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vai avançar em 1,7 milhões de bpd este ano, em base anual, para 64,4 milhões de bpd, após a projeção do alta de 1,8 milhões de bpd do relatório anterior. A agência não faz projeções para os membros do cartel.

Compartilhe com seus amigos