Agência de Energia Atômica confirma aumento de produção de urânio no Irã

Por Carolina Pulice

Foto: Blondinrikard Fröberg/Flickr

São Paulo – O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês), Yukiya Amano, confirmou o aumento de enriquecimento de urânio no Irã, e pediu a retomada do diálogo sobre o acordo nuclear de 2015.

“O ritmo da produção de urânio no Irã está aumentando”, disse durante coletiva de imprensa.

Sobre a decisão de governo iraniano de se retirar de algumas medidas do acordo nuclear de 2015 (JCPOA, na sigla em inglês), Amano disse “se preocupar com o aumento das tensões sobre a questão nuclear”. “Os compromissos nucleares assinados no JCPOA foram um ganho significante, e por isso espero que haja maneiras de reduzir as tensões atuais através do diálogo”, disse.

O diretor-geral disse ainda que a agência vai continuar verificando os matérias nucleares do Irã e as atividades do país.

Em maio, o governo iraniano anunciou a retirada de partes do acordo nuclear, um ano após o governo dos Estados Unidos ter anunciado sua saída do mesmo acordo. Desde então, o governo norte-americano tem retomado a imposição de sanções econômicas contra o Irã, ao mesmo tempo em que o país tem enriquecido urânio.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com