Acordo nuclear com Irã está funcionando e deve ser mantido, diz Mogherini

11/01/2018 17:10:45

Por: Cristiana Euclydes

São Paulo – A chefe de política externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, afirmou que o acordo nuclear de várias potências internacionais com o Irã está funcionando e deve ser mantido. Ela pediu que todas os países envolvidos cumpram o que foi acertado.

“O acordo está funcionando, está alcançando seu objetivo principal, que é manter o programa nuclear iraniano sob verificação e com nossa vigilância de perto”, disse ela, após reunião com os ministros de Relações Exteriores do Reino Unido, da França, da Alemanha e do Irã, em Bruxelas.

“A unidade da comunidade internacional é essencial para preservar um acordo que está funcionando, fazendo o mundo mais seguro, evitando potenciais ataques nucleares e esperamos que todas as partes continuem a implementar completamente o acordo”, disse.

Mogherini acrescentou que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou em nove relatórios que o Irã cumpre o pacto e que seu programa nuclear permanece exclusivamente pacífico, o que é discutido regularmente. A UE também permanece comprometida em garantir que a suspensão das sanções ao Irã tenha impacto positivo nas relações econômicas do país.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a certificar em outubro perante o Congresso norte-americano que o Irã cumpre os termos do acordo. Ele deve se pronunciar novamente nos próximos dias. A negativa norte-americana em endossar o pacto não o invalida, já que outros países o mantêm, mas abre caminho para que o Congresso dos Estados Unidos discuta a reintrodução de sanções econômicas aos iranianos.

Edição: Pâmela Reis (pamela.reis@cma.com.br)

Deixar um comentário