Acordo de livre-comércio com EUA está em horizonte de longo prazo

Por Rafaela Aguiar

Buenos Aires – As negociações para chegar a um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e os Estados Unidos provavelmente serão de longo prazo, disse o secretário das Relações Econômicas da chancelaria argentina, Horacio Reyser. O possível acordo foi anunciado dias depois pelo presidente Mauricio Macri após a assinatura de um acordo entre o bloco e a União Europeia (UE).

Mercosul
Logotipo do Mercosul. (Foto: Divulgação)

“Um acordo de livre-comércio com os Estados Unidos está no horizonte de longo prazo do Mercosul, não creio que seja uma decisão imediata”, afirmou Reyser à agência oficial de notícias “Télam”. Ele também destacou que, além dos Estados Unidos, há uma possibilidade de um acordo com a China pelo bloco.

O anúncio de um possível acordo entre o Mercosul e os Estados Unidos aconteceu dias após o bloco ter firmado um tratado com a UE pelo presidente Macri. “O chanceler Jorge Faurie me disse que estamos falando com o Brasil parta ter um acordo de livre-comércio com os Estados Unidos. O mundo tem interesse em se relacionar com o bloco”, afirmou Macri para empresários durante um evento de pequenas e médias empresas.

Durante hoje e amanhã, os representantes dos Estados do Mercosul se reúnem na 54 Cúpula de chefes de Estado do bloco, na cidade argentina de Santa Fé. Entre os temas previstos na agenda está um debate para a implementação e os próximos passos do tratado com a UE.

Além disso, durante o evento, será encerrado o mandato do presidente Pro-tempore do bloco.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com