Acordo com Mercosul é prioridade número um, diz Malmstrom, da UE

Por Carolina Pulice

(Foto Parlamento Europeu/UE)

São Paulo – A chefe do bloco europeu para o Comércio, Cecilia Malmstrom, afirmou que o acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul é sua prioridade número 1, uma resolução que está sem acordo há mais de 20 anos.

“Há alguns assuntos complicados faltando – agricultura e alguns outros. Eu acho que há uma janela agora para fechar isso, durante esta Comissão. Eu absolutamente farei o meu melhor. Esta é a prioridade número um agora”, disse durante um evento em Bruxelas.

Ela disse ainda que há ainda alguns pontos de embate entre os dois blocos, como a questão agrícola. “Eu acho que há uma janela para selar o acordo, durante esta Comissão. Eu vou dar meu melhor”, completou.

Esta é a segunda vez que Malmstrom afirma que o acordo é prioridade da Comissão. No mês passado, ela apontou que os blocos tinham feito avanços, e que haviam alguns pontos a serem concluídos.

O comentário de hoje vem de encontro com a fala do presidente Jair Bolsonaro, durante visita oficial à Argentina, na semana passada. No encontro, ele e o presidente argentino, Mauricio Macri, confirmaram que o acordo estava próximo de ser feito.

As negociações de um acordo de livre-comércio entre a UE e o Mercosul estão em andamento há 20 anos, desde que entrou em vigor, em 1999, um acordo de cooperação entre os dois lados. As atuais negociações abrangem questões que incluem tarifas, regras de origem, barreiras técnicas ao comércio, serviços e compras governamentais, entre outros.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com