Ações da Petrobras estão entre maiores altas do Ibovespa com possíveis vendas de ativos

Por Danielle Fonseca

São Paulo – Os papéis da Petrobras se destacam hoje e estão entre as maiores altas do Ibovespa em meio a expectativas de venda de novos ativos da estatal. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, ainda em junho, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a empresa devem assinar um acordo que obrigará a Petrobras a vender 50% de suas refinarias.

Petrobras
Foto: Divulgação/Petrobras

Para que não sejam criados monopólios privados, o Cade deve exigir que a Petrobras não passe as refinarias localizadas numa mesma região para as mãos de um só grupo privado. A intenção seria acirrar a competição para tentar reduzir o preço dos combustíveis.

A empresa também anunciou que começou a fase de divulgação da venda da participação que possui no Polo Recôncavo e no Polo Rio Ventura, ambos na Bahia. Além disso, a votação no Supremo Tribunal Federal (STF) que ocorrerá nesta semana será importante para a Petrobras, já que os ministros devem analisar, entre outros pontos, se vendas de estatais podem ser feitas sem autorização do Legislativo.

Para o analista da Guide Investimentos, Luis Gustavo Pereira, o projeto de desinvestimento das refinarias é um dos pilares para o processo de desalavancagem financeira da estatal. “Com a venda dos ativos, e melhora da estrutura de capital da companhia, as medidas deverão permitir uma melhor avaliação de crédito da petrolífera no mercado internacional. Os papéis da estatal devem continuar a destravar mais valor com a medida”, avaliou em relatório.

Os analistas da Levante Investimentos também destacam que as atenções dos investidores devem se voltar ao processo de venda de ativos da Petrobras no curto prazo e que a votação do STF essa semana será “muito importante”. Além disso, acreditam que o receio de interferência do governo nos preços de combustíveis da estatal não deve mais se repetir, o que também é positivo para a companhia.

Às 13h22 (horário de Brasilia), as ações ordinárias (PETR3) subiam 2,69%, a R$ 28,99, enquanto as preferenciais (PETR4) avançavam 2,30%, a R$ 26,17.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com